LEITORES DO GUGUSONGS

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, CONHEÇAM A HISTÓRIA DOS SEUS ÍDOLOS, E FAÇAM UMA VIAGEM NO TEMPO!.

ME SIGA NO FACEBOOK!

TUDO EM MÍDIAS PARA SEU NEGÓCIO!

TUDO EM MÍDIAS PARA SEU NEGÓCIO!
APROVEITE E FAÇA JÁ SEU ORÇAMENTO!

ÚLTIMAS POSTAGENS!

terça-feira, 26 de novembro de 2019

SANTA ESMERALDA - CONHEÇA A HISTÓRIA DESTA BANDA AMERICANA/FRANCESA

SANTA ESMERALDA - MERCADO LIVRE

Santa Esmeralda é um grupo americano/francês do estilo disco que teve o seu auge nos anos 70 e 80.

Além de "Don't Let Me Be Misunderstood", seu maior sucesso, e "The House of the Rising Sun" (ambas regravações em ritmo disco de clássicos da banda inglesa de rock The Animals, dos anos 60), o grupo obteve sucesso com "Another Cha Cha" (1979) e "C'est Magnifique" (1980), músicas que unem ritmos disco e latinos.

O grupo incluiu o cantor Leroy Gómez, entre 1977 e 1978, e o cantor Jimmy Goings, entre 1978 e 1983, quando a banda se dissolveu.

História

Santa Esmeralda foi formada em 1977, graças aos produtores franceses Nicolas Skorsky e Jean Manuel de Scarano, compositores que lançaram seu próprio rótulo, com o objetivo de produzir novos artistas. 


Ao conhecer o vocalista e saxofonista norte americano Leroy Gómez em Paris, a dupla recrutou-o para gravar a música "Do not Let Me Be Misunderstood", feita com Fauves Puma, uma marca francesa independente. 

O álbum foi um grande sucesso na Europa e foi adquirido para distribuição em todo o mundo pela Casablanca Records, o rótulo por excelência da época disco. 

O grupo ficou conhecido por apresentar-se no palco com bailarinas vestidas de dançarinas espanholas de flamenco e por um bem cuidado trabalho instrumental. 

Antes do surgimento do grupo, Leroy Gomez trabalhou como saxofonista para Elton John no álbum Goodbye yellow brick road.

Posteriormente, juntou-se à banda disco Tavares, a qual decidiu abandonar durante uma turnê européia. Radicou-se a seguir em Paris, onde criou o Santa Esmeralda para acompanhá-lo.

O grupo no início faziam regravações em ritmo disco de clássicos da banda inglesa de rock The Animals, dos anos 60. 


O primeiro sucesso do grupo foi "Don´t Let Me Be Misunderstood", de 1977, do disco honônimo, que chegou em poucos meses a uma vendagem mundial de 15 milhões de cópias. Até hoje, o sucesso da música já rendeu a Gomez 48 discos de ouro e 42 discos de platina, e sua vendagem ultrapassou 25 milhões de cópias. 

Originalmente escrito em 1964 pelos compositores Bennie Benjamin, Gloria Caldwell e Sol Marcus para a cantora de jazz Nina Simone, e com uma versão criada em 1965 pelo grupo de rock The Animals, a natureza essencial da música é o latim e o flamengo, mas com a incorporação de um som de guitarras e trombetas nos riffs provisórios, tornou-se um sucesso novamente, e ocupou o lugar mais alto nas cartas discográficas dos Estados Unidos. 

Décedas depois a música "Don't Let Me Be Misunderstood" fez parte da trilha sonora de Kill Bill. O outro lado do disco (33 RPM) apresentou a balada de amor "You're My Everything", que se tornou outro hit de rádio, embora nunca tenha atingido os níveis do primeiro sucesso.

Apesar do grande sucesso, Leroy Gómez não voltou a gravar outro álbum com Santa Esmeralda, que deixou a banda e os vocais para o cantor Jimmy Goings. 


Em 1978, já com o novo vocalista, a banda lança o álbum The House of the Rising Sun, com a música honônima, com mais de 16 minutos de duração que agradou bastante aos amantes do gênero e que, por isso, foi sofreu uma edição e virou um single de pouco mais de 3 minutos que foi muito executada nas rádios e nas discotecas. 

No mesmo ano é lançado o álbum Beauty, com uma inusitada versão de Hey Joe, música gravada também pela banda The Jimi Hendrix Experience. Ainda em 1978 a banda gravou a música "Sevilla Nights" para a trilha sonora do filme Thank God It's Friday, também da era disco.

Em 1979 é lançado o álbum Another Cha-Cha, que une ritmos disco e latinos, com o sucesso honônimo. Os álbuns que se seguem marcaram a incursão da banda na experimentação com uma maior variedade de sons, incluindo reggae. 


E também a partir de 1980 conflitos internos começaram a se formar entre os produtores do grupo. Mesmo assim é lançado Don't Be Shy Tonight, marcando um sucesso com "C'est Magnifique", e em 1981 foi produzido Hush, que não fez tanto sucesso.

Em 1982 o Santa Esmeralda é contratado pela gravadora Polydor (até então estavam pela Casablanca) e lança o álbum Green Talisman. Nessa fase a banda não teve um reconhecimento tão grande quanto anteriormente. No ano seguinte a banda é extinta.

Nos anos 2000 surge um novo projeto chamado The New Santa Esmeralda, com a volta de Leroy Gomez ao grupo. Nele lançam dois álbuns.

Em 23 de setembro de 2012, o baterista da banda, Bradford Lee Parker, de 59 anos, morre com um ataque cardíaco fulminante durante um show na cidade de Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais.

Discografia

Álbuns inéditos

Pela Casablanca

1977 - Don't Let Me Be Misunderstood

1978 - The House of the Rising Sun

1978 - Beauty

1979 - Another Cha-Cha

1980 - Don't Be Shy Tonight

1981 - Hush

Pela Polydor

1982 - Green Talisman (Jimmy Goings & Santa Esmeralda)

The New Santa Esmeralda (com Leroy Gomez)

2005 - Gloria

2006 - Hasta Luego

Compilações

1987 - Best Of Santa Esmeralda

1993 - The Best

2007 - Greatest Hits

Aparições em outros projetos

Kill Bill - Volume 1

Sans Rémission (American Me)

Singles

1975: Here We Go Round

1977: Don’t Let Me Be Misunderstood + Esmeralda Suite (Santa Esmeralda starring Leroy Gomez)

1978: Spanish Harlem / Gypsy Love

1978: Gypsy Woman

1978: Jaywalk

1979: Get up Boogie

1980: Tu mi manchi dentro

VÍDEOS:

SANTA ESMERALDA - DON'T LET ME BE MISUNDERSTOOD (1977)

Santa Esmeralda - House of the Rising Sun (Live in Chile, 1979)

SANTA ESMERALDA - ANOTHER CHA CHA HD

Santa Esmeralda - C'est Magnifique

Santa Esmeralda: Don't Let Me Be Misunderstood [Full Album + Bonus] (1977)

FONTE: WIKIPÉDIA

AUTOR: GUGUSONGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O GUGUSONGS, descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...